Este é um dos mais fantásticos trilhos naturais do Algarve (com VÍDEO)
Este é, provavelmente, o mais belo percurso pedonal situado na zona costeira algarvia.
É composto por fantásticas paisagens naturais, muitos algares, dos quais se destaca este autêntico postal ilustrado da região, uma praia na qual se entra e sai através de um túnel escavado na rocha e um farol com mais de 100 anos.
Estamos a falar do trilho dos 7 Vales Suspensos, situado no concelho de Lagoa. Mas antes de começar a sério a caminhada, podemos visitar a praia da Marinha, considerada das mais belas da Europa e até do Mundo.
No fim da descida, deparamo-nos com uma extensão relativamente pequena de areia rodeada de rochas rendilhadas e uma pequena gruta. Devido à fama que goza, em qualquer altura do ano, a praia conta com muitos visitantes.
Aí chegados há a possibilidade de dar um mergulho nas suas águas, antes de voltar ao ponto de partida. Do topo podemos abarcar toda a beleza envolvente e, se nos conseguirmos colocar num determinado local estratégico, até é possível avistar este coração criado pela natureza.
Umas centenas de metros mais a oeste, começamos a deparar-nos com um dos principais atrativos desta zona, os algares, grutas ou poços naturais de água do mar.
A cereja no topo do bolo é o Algar de Benagil, uma das mais reconhecidas e publicitadas imagens de marca da região. Pode-se espreitar com cuidado lá para baixo e mais tarde ir conhecê-lo por mar, a bordo de um barco ou caiaque.
E já que aqui estamos, não custa nada apreciar a beleza da praia de Benagil, situada ali ao lado, antes de avançar para o troço seguinte dos Sete Vales Suspensos.
Pelo caminho, há uma curiosa praia que merece uma visita, a do Carvalho, à qual se acede através de um túnel, feito por mão humana.
Outro protagonista maior deste trilho é o Farol de Alfanzina. Erguido há mais de uma centena de anos, é difícil de dizer quantas vidas já terá ajudado a salvar. E, ainda hoje, apesar das embarcações que navegam ao largo terem acesso a equipamentos modernos que as ajudam a seguir viagem em segurança, o farol continua a cumprir a sua centenário tarefa, não vá a tecnologia falhar.
A poucas dezenas de metros encontramos mais uma obra de arte feita pela natureza, este Algar, e uma pequena baía com água de um azul fantástico.
E já nos encontramos perto do nosso destino, a praia de Vale Centenas, situada a poucos quilómetros de Carvoeiro.
Antes de lá chegarmos, convém parar um pouco, recuperar o fôlego e, a partir deste Miradouro do Vale Suspenso, dar mais uma vista de olhos à paisagem envolvente.
O trilho pedestre dos Sete Vales Suspensos tem uma extensão de cerca de seis quilómetros, supostamente pode ser percorrido em duas horas, mas com todas as paragens que é quase obrigatório fazer, é melhor jogar pelo seguro e destinar umas quatro para cumprir a tarefa.
E, certamente, no final, ninguém vai achar que foi tempo perdido.







