PJ investiga: invasão e vandalização de reservatório obriga a corte de água à população
A invasão e vandalização do reservatório de água de Burgau, na noite passada, obrigou ao corte do abastecimento à população daquela zona do concelho de Vila do Bispo. As autoridades estão a investigar.
Segundo um comunicado à população da presidente da autarquia, Rute Silva, “foram lançados objetos à água para consumo humano”, tendo o município contactado “a Autoridade de Saúde Pública e a Guarda Nacional Republicana” e procedido “ao corte imediato de abastecimento de água à população, o que irá afetar a localidade de Burgau, a Urbanização Quinta da Fortaleza e todas as propriedades abastecidas por este reservatório”.
“O município está a seguir as indicações da Autoridade de Saúde e da Guarda Nacional Republicana, pelo que a situação está a ser alvo de investigação por parte da Polícia Judiciária e restantes entidades competentes”, de acordo comunicado.
A câmara acrescenta que a “operação envolve o vazamento de toda a água existente no reservatório (que será reaproveitada para consumos não potáveis), a higienização do mesmo e a reposição de água para níveis de abastecimento”, o que “irá demorar várias horas, não havendo previsão para o seu término, sendo que este corte de abastecimento de água visa garantir questões de saúde pública, segurança e bem-estar da população”.
No comunicado à população é ainda feito o alerta que, “caso ainda tenha água nas suas canalizações ou reservas efetuadas no dia de hoje, a mesma não deverá ser utilizada para consumo humano”.
A edilidade afirma repudiar e lamentar estes atos e os transtornos causados.

Os segredos da “Bagdad do Ocidente”
Assista aqui a todos os nossos vídeos






