Apanhado no Algarve homem que era procurado pelo Cazaquistão
A Polícia Judiciária deteve no Algarve, na quarta-feira, um estrangeiro procurado pelo Cazaquistão, por suspeitas da prática do crime de burla qualificada.
A detenção foi feita através da Unidade de Informação Criminal da PJ, no âmbito da cooperação internacional, e no cumprimento de um Mandado de Detenção Internacional.
Segundo a Judiciária, “entre 2019 e 2022, o suspeito terá arquitetado um esquema, que consistiu na celebração fictícia de contratos de fornecimento de equipamento e uniformes desportivos com organizações afiliadas, após o que os fundos atribuídos foram ilegalmente retirados e distribuídos entre os membros do grupo criminoso”.
O dinheiro retirado era depois “transferido através de intermediários ou emitido como dividendos, tendo causado um prejuízo ao Estado avaliado em cerca de um milhão e oitocentos mil euros, ao câmbio atual”.
Por estes factos, acrescenta a PJ, pode vir a ser condenado a “12 anos de prisão”.
O detido, de 69 anos, irá ser presente ao Tribunal da Relação de Évora, para aplicação de medida de coação e a sua posterior extradição.
VÍDEO EM DESTAQUE – Calema, Diogo Piçarra, Da Weasel e muito mais no verão portimonense. Confira o programa: