Festival de Música em Portimão
Portimão vai receber o 1º Festival de Música Manuel Teixeira Gomes.
Trata-se de uma iniciativa da Associação Barlavento Ensemble, que terá lugar entre 11 e 31 de outubro, com quatro recitais de música de câmara, na Casa-Museu onde viveu o patrono de Portimão.
Os concertos, realizados semanalmente, vão contar com vários intérpretes convidados, dos quais se destaca o músico portimonense David Nunes, mas também Júlia Lima, Luiza Dedisin, Esmeralda Jerez e Elisabel Acetosi.
O programa começa no dia 11 de outubro, sábado, às 21h00, com a interpretação de David Nunes. Percorrerá várias épocas e estilos da música para piano solo, do classicismo de Beethoven ao romantismo intenso de Chopin e Rachmaninoff, passando pelo brilho impressionista de Debussy.
Na sexta-feira seguinte, dia 17 de outubro, às 18h00, será a vez de Júlia Lima (violoncelo) e Inês Gomes (guitarra clássica) apresentarem um concerto que destacará a diversidade mundial da música. Serão interpretados temas que vão do estilo clássico, ao tango tradicional e contemporâneo, fado e até bossa nova.
Uma semana mais tarde, no dia 24 de outubro, às 18h00, o evento dedica-se a um diálogo entre géneros e épocas, reunindo a expressividade da ópera e da canção de arte com a proximidade do repertório romântico popular, com as atuações da soprano Luiza Dedisin e da pianista Irina Mamrici. O programa inclui baladas de amor, temas de cinema e de musicais.
A primeira edição do Festival de Música Manuel Teixeira Gomes encerra no dia 31 de outubro, às 18h00, com Esmeralda Martins (violino) e Elisabel Acetosi (piano) que interpretarão temas de três períodos distintos da história da música ocidental, revelando a evolução da sonata, desde a clareza barroca até à expressividade romântica.
Artigo relacionado: Portimão: a Mercadona vai instalar-se aqui e está a contratar. Veja quanto paga
