Sociedade

Este helicóptero do INEM já garante socorro 24 horas por dia no Algarve

Partilhe a notícia
pub

Desde esta segunda-feira, dia 20 de outubro, que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) passa a ter em funcionamento contínuo, 24 horas por dia, um helicóptero no Algarve, sedeado em Loulé.

Além deste helicóptero que serve o Algarve, um outro passou também a operar 24 horas por dia no Alentejo, com base em Évora, no âmbito do Serviço de Helicópteros de Emergência Médica (SHEM).

“Este reforço operacional representa um aumento significativo da capacidade de resposta aérea do INEM, garantindo maior disponibilidade na assistência a situações de emergência médica”, refere o INEM.

O instituto salienta que a decisão de iniciar a operação noturna primeiro no Sul prende-se com “questões de segurança relacionadas com o relevo e obstáculos naturais, mais significativos no Norte e Centro do país, que exigem treino adicional das equipas de pilotos para voo noturno”.

Está previsto que a implementação total do regime de 24 horas nas quatro bases do SHEM esteja concluída até 1 de novembro, com quatros aeronaves médias e capacidade para transporte de incubadoras.

O SHEM é atualmente assegurado pela Gulf Med Aviation Services, numa operação complementada pela Força Aérea Portuguesa.

Vídeo em destaque:

pub

EVENTOS NO ALGARVE