Ambiente

Águas do Algarve investe 74 milhões para reforçar segurança no abastecimento

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

A Águas do Algarve pretende investir, ao longo dos próximo anos, cerca de 74 milhões de euros. O objetivo é garantir a segurança do abastecimento público de água, a eficiência dos sistemas e a proteção dos ecossistemas aquáticos.

O investimento previsto insere-se no âmbito do Programa Operacional Regional 2030. Neste momento, encontram-se já aprovados três projetos, num valor superior a superior a 32 milhões de euros.

Os projetos em causa dizem respeito à remodelação da ETAR de Paderne e Sistema Elevatório do Purgatório (6,20 milhões), ao reforço do abastecimento a Loulé – reservatório intermédio – fase II e Fase III (21,80 milhões) e ao desenvolvimento de um sistema inteligente integrado para a eficiência operacional do abastecimento de água em alta do Algarve (4,5 milhões).

Entretanto, está em análise, no âmbito do PO Regional 2030, a candidatura relativa ao reforço da resiliência hídrica através da reabilitação de captações subterrâneas, orçada em 7,70 milhões de euros.

A Águas do Algarve revela que está ainda a preparar a submissão de quatro novas candidaturas, num investimento adicional de cerca de 34 milhões de euros.

Um dos projeto visa o reforço da Interligação Barlavento/ Sotavento (11,50 milhões de euros) e outro a resiliência e modernização do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Algarve (5.30 milhões).

As restantes candidaturas dizem respeito à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Lagoa, ETAR da Mexilhoeira da Carregação e ligação do Algoz à ETAR Albufeira – Poente, num investimento de15 milhões de euros, e, por fim, ao projeto de secagem solar, com um custo de 2,30 milhões.

“Estes investimentos traduzem uma visão integrada e ambiciosa para o futuro da região, onde a inovação tecnológica, a eficiência energética e a proteção dos recursos naturais caminham lado a lado”, salienta a empresa.

A Águas do Algarve acrescenta que, desta forma, reforça “o seu papel de liderança no setor, assumindo-se como uma empresa de vanguarda na gestão da água em Portugal, comprometida com o desenvolvimento económico, social e ambiental do Algarve”.

Vídeo em destaque:

EVENTOS NO ALGARVE