Já provou o pêro de Monchique? Existe um projeto para a sua preservação
O Município de Monchique, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, vai dar continuidade ao projeto de instalação do campo experimental do pêro de Monchique, aumentando a coleção de variedades deste fruto.
A autarquia serrana diz que tem também como objetivo “anexar outras variedades de fruteiras tradicionais locais antigas, contando com a colaboração da população para o efeito”.
Este projeto, iniciado em 2021, conta já com “uma coleção de 31 variedades de pêros tradicionais de Monchique, que se encontram em desuso”.
Segundo a câmara, as fruteiras foram instaladas a partir de material vegetal recolhido na coleção do Centro de Experimentação Agrário de Tavira (CEAT), sendo enxertadas em porta-enxertos semi-ananicantes adaptados às condições do concelho.
Este projeto foi implementado numa propriedade municipal junto ao Convento de Nossa Senhora do Desterro, em Monchique.
“A existência desta coleção permitirá difundir estas fruteiras que pertencem à identidade de Monchique, e que se encontram extremamente adaptadas às condições do concelho, sendo fundamentais no contexto de alterações climáticas”, salienta a Câmara de Monchique.
(Foto: Câmara de Monchique)








