RegionalSaúde

Loulé: novos edifícios de diagnóstico oncológico, hemodiálise, urgências e centros de saúde

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

A criação do Parque de Saúde, a ampliação do Centro de Saúde de Quarteira e um novo Serviço de Urgência Básica de Loulé – estes são alguns dos projetos que vão avançar no concelho de Loulé.

Segundo revela a câmara, “o ecossistema de Saúde que está a ser criado no concelho de Loulé ganha agora novos contornos com a implementação do “Projeto Integrado – Saúde em Loulé Aqui e Agora”, no âmbito do protocolo celebrado na passada sexta-feira entre o Município e a Unidade Local de Saúde do Algarve (ULS)”.

O Parque de Saúde de Loulé vai nascer na Rua Humberto Pacheco, junto ao Edifício Outreach do ABC, e será “um dos polos mais marcantes do projeto”.

Uma das principais valências é o Complexo Diagnóstico Oncológico Avançado (CDOA). Irá integrar a PET-TAC – Tomografia por Emissão de Positrões, a Ressonância Magnética Nuclear, equipamento que se encontra provisoriamente a funcionar em contentores junto ao Pavilhão Municipal, e o Centro de Procriação Medicamente Assistida com diagnóstico genético pré-implantatório, o segundo do país, depois do Hospital S. João do Porto.

Além da cedência do terreno, a Câmara de Loulé irá comparticipar o edifício com “um apoio de 1,9 milhões de euros”.

O concurso público já está aberto e o financiamento comunitário assegurado.

“Acabar com o número de utentes sem médico de família”

Nesta parque irá ainda ficar a Unidade de Saúde Mãe Soberana, que “permitirá acabar com o número de utentes sem médico de família no concelho”. O apoio da edilidade ronda os 4 milhões de euros.

A autarquia destaca também “a criação do Centro de Hemodiálise de Loulé, colmatando uma necessidade sentida por muitos doentes renais em termos de resposta regional”.

Serviço de Urgência Básica de Loulé

Outro projeto é o da criação de um novo Serviço de Urgência Básica de Loulé.

Além das Urgências, está prevista uma Unidade de Convalescença e uma Unidade de Diagnóstico Imagiológico e Analítico, incluindo Raio X, TAC, Ecografia e outros exames de ambulatório para o SNS.

O novo edifício será construído em terrenos à entrada de Loulé no Vale de Asnos, Canos ou Monte Novo, à entrada da cidade de Loulé.

Ampliação do Centro de Saúde de Quarteira

Em Quarteira será ampliado o Centro de Saúde, com a construção de um novo edifício que “irá responder às necessidades da USF Estrela do Mar, e permitirá a instalação de uma Unidade de Psiquiatria e Psicologia da Comunidade, que servirá todo o concelho, respondendo a uma necessidade premente no concelho e na região”.

A autarquia refere ainda que, no âmbito deste acordo estão previstas ainda outras iniciativas, como a prescrição de exames de ressonância magnética pelos médicos de cuidados de saúde primários do concelho de Loulé, a realizar no Imaging Lab by ABC, e a Bolsa Investigação Saúde em Loulé Aqui e Agora, que serão implementados no âmbito das atividades diferenciadas do Centro de Saúde Universitário de Loulé.

“Coligação de vontades”

Tiago Botelho, presidente da ULS, destacou a “coligação de vontades entre as duas entidades”, que já permitiu realizações como o primeiro Centro de Saúde Universitário do país.

“Isto é para o futuro, mas é sobretudo para ajudar à missão do SNS e ajudar a sermos mais atuantes, mais eficazes e mais humanos naquilo que fazemos”, referiu o responsável.

Por seu turno, Vítor Aleixo, na sua última iniciativa pública enquanto autarca, disse que “este acordo é de um alcance e de uma envergadura absolutamente inéditos à escala do país, pela diversidade de serviços que se vão localizar em Loulé, mas que terão uma vocação regional, pelo investimento envolvido e sobretudo pela rapidez com que o projeto ficou concluído”.

Vídeos em destaque:

EVENTOS NO ALGARVE