Câmara de Portimão já está a pagar dívidas com dinheiro do FAM

A Câmara Municipal de Portimão recebeu a primeira tranche do empréstimo pedido ao Fundo de Apoio Municipal (FAM), que vai servir, na prática, para a autarquia converter para longo prazo a enorme dívida de curto prazo que, actualmente, tem, muita da qual até já foi vencida.

Este é um processo que demorou cerca de dois anos e que foi encerrado no passado dia 4 de Outubro, com a decisão do Tribunal de Contas de conceder o seu visto ao pedido feito.

Embora o total da verba solicitada e aprovada seja de 142 milhões de euros, o valor a utilizar pela autarquia vai ser inferior. Em entrevista ao Algarve Marafado, a presidente da Câmara, Isilda Gomes, estimou que se situe entre os 129 e os 134 milhões de euros.

Para já, entraram nos cofres da autarquia 33,2 milhões de euros, correspondentes à primeira de uma série de seis tranches. Como o dinheiro é, única e exclusivamente, para pagar dívida, assim que entrou, a verba começou a sair.

Segundo informação da Câmara de Portimão, as primeiras ordens de pagamentos começaram a ser processadas, “sendo que neste primeiro momento serão pagas dívidas a 7 fornecedores e a 6 entidades bancárias. O fornecedor de maior montante é a Frota Azul a quem serão pagos 6,1 milhões de euros de uma divida de cerca 12,6 milhões contraída pela empresa Portimão URBIS, entretanto em processo de extinção.” No total já foram pagas dívidas no valor de 30,2 milhões de euros.

Após todas as ordens de pagamento serem processadas, a autarquia enviará o respectivo comprovativo para o Fundo de Apoio Municipal, de forma a que seja libertada a segunda tranche, a qual deverá ficar disponível em Janeiro do próximo ano.

Leia também:

Foi muito doloroso não saber se teria dinheiro para pagar os vencimentos no final do mês

Portimão tem disponíveis 142 milhões para pagar dívida

Os investimentos vão ser feitos em Portimão

(Visited 241 times, 1 visits today)
pub

pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

pub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.