Túnel de 15 milhões de euros para acabar com as cheias em Albufeira
A construção de um enorme túnel com 5 metros de diâmetro é a ‘arma’ principal a que Albufeira vai lançar mão para acabar com as cheias no centro da cidade.
O túnel vai servir para desviar o caudal da ribeira de Albufeira da baixa da cidade, encaminhando-o para o mar. Só a sua construção deverá custar cerca de 15 milhões de euros, mas a totalidade da verba necessária para implementar a solução apresentada na Quarta-feira, 2 de Novembro, deverá ascender a valores entre os 30 e os 40 milhões de euros.
Sendo esta uma obra de grande dimensão, vai desenvolver-se em várias fases. De acordo com o professor catedrático Saldanha Matos, contratado pela Câmara de Albufeira para liderar o projecto, para além do túnel, a prioridade vai para a colocação de “colectores de meia-encosta em várias zonas da cidade, uma estação de bombagem na rua Cândido dos Reis e um outro túnel que permita o desvio dos caudais, na zona do INATEL.”
Estas são intervenções a serem levadas a cabo ao longo do período 2017 a 2020, que serão, posteriormente, complementadas com outras, a desenvolver até 2030.
Leia também:







