AutarquiasRegional

Vai arrancar mais uma edição do Orçamento Participativo de Lagos

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

A terceira edição do Orçamento Participativo (OP) de Lagos arranca na próxima Segunda-feira, 8 de Maio, com a sessão de apresentação, que decorre, a partir das 21 horas no Edifício dos Paços do Concelho.

A edição deste ano, que vai decorrer até 5 de Junho, prevê uma verba global até 300 mil euros e incide sobre a área temática “Valorização do Ambiente e Espaço Público, Educação, Desporto e Juventude”.

Ao contrário das edições anteriores (em que a participação era apenas possível a maiores de 18 anos e recenseados no Município), agora podem participar todos os cidadãos com idade igual ou superior a 16 anos, que se interessem pelo município, designadamente, residentes permanentes ou temporários, proprietários, estudantes e trabalhadores.

Também nesta edição, voltam a acontecer as Sessões de Apresentação e foram introduzidas as Sessões Itinerantes por várias localidades do concelho.

Uma vez que a possibilidade de participação é, nesta edição, mais alargada, será permitida a cada cidadão a apresentação de apenas uma proposta, independentemente do meio utilizado.

A dotação prevista de 300 mil euros será distribuída em quatro parcelas até 50 mil euros, cada. para execução de projectos a localizar nas áreas geográficas correspondentes às antigas freguesias de Barão de São João e Bensafrim, freguesia da Luz, freguesia de Odiáxere, e uma parcela até 100 mil euros para a freguesia de São Gonçalo de Lagos.

Cada proposta não pode, individualmente, ultrapassar os 50 mil euros. Uma das novidades desta edição prende-se com a forma como qualquer cidadão poderá apresentar a sua proposta. Podem fazê-lo nas sessões participativas, através de inscrição prévia realizada online, nas juntas de freguesia ou no local, antes do início de cada sessão ou junto da viatura itinerante que visitará alguns locais do concelho. Outra hipótese será apresentarem as respectivas propostas online,, através do preenchimento do formulário disponibilizado no site do Município www.cm-lagos.pt, no separador Participe, Orçamento Participativo 2018.

Os três projectos vencedores da primeira edição do OP estão a avançar: o Cemitério para Animais, cuja primeira pedra foi lançada no passado dia 20 de Março; a ligação à rede de saneamento pública da zona da Cova da Zorra/Sitio dos Castelos, bem como a VIC – aquisição de uma viatura para transporte dos munícipes com mobilidade reduzida e sem suporte familiar e/ou idosos.

(Visited 74 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EVENTOS NO ALGARVE