Tele contagem de consumo de água implementado em Silves

A faturação de consumos de água e gestão do parque de contadores por sistema de tele contagem, foi iniciada este mês no município de Silves.

O sistema, agora implementado, funciona através da instalação de um contador volumétrico de elevada exatidão de medição, dotado de um módulo emissor de rádio para leitura remota e processamento de uma série de informações, como volumes de água medidos, deteção de fugas nas redes prediais, bloqueio de contador, fluxo de retorno, entre outras.

Os dados gerados pelo emissor de rádio são captados através de um sistema de recetor rádio móvel sendo posteriormente utilizados para faturação e gestão do parque de contadores.

A informação, de elevada exatidão, obtida por tele contagem têm um impacto relevante na diminuição de perdas e fornecem dados vitais à estratégia do Município de Silves no que à implementação de zonas de medição e controlo diz respeito. Para além do mencionado, o sistema de tele contagem possibilita, ainda, a rápida leitura dos contadores e a diminuição do erro humano no processo de faturação.

Até ao momento já foram instalados mais de duas centenas e meia de contadores com sistema de tele contagem em empreendimento turístico da freguesia de Alcantarilha, encontrando-se em fase final de conclusão a instalação de mais duas centenas e meia de contadores, dos quais duas centenas na rede de abastecimento de água ao Benaciate e Lavajo, e cerca de cinquenta em Armação de Pêra.

A implementação do sistema de tele contagem representa um salto qualitativo e tecnológico na gestão do sistema de abastecimento de água, de importância estratégica, que o Município de Silves conta estender gradualmente a todo o concelho.

Leia também:

Juntas de Ferragudo e Estômbar/Parchal ganham novas instalações

Ofertas de emprego da semana

Taxa turística vai avançar em Portimão

(Visited 88 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev