Alcoutim recebe Jornadas e Festival do Contrabando

No dia 28 de março a partir das 09h30, no salão nobre da Câmara de Alcoutim,  têm lugar as terceiras Jornadas do Contrabando.

Esta edição, que contará com a participação de investigadores, bem como de antigos protagonistas, dá o ‘pontapé-de-saída’ para a edição deste ano do Festival do Contrabando, que se desenvolve de 29 a 31 de março.

A iniciativa pretende transmitir uma visão clara das atividades do contrabando, efetuando o reconhecimento e a valorização de uma identidade local, das memórias e do património do contrabando.

Alcoutim é uma vila raiana localizada na serra algarvia, frente a Sanlúcar de Guadiana (Andaluzia – Espanha). Esta fronteira luso-espanhola é uma das mais antigas da Europa e conta com séculos de história que marcam a identidade das populações locais.

As terceiras Jornadas do Contrabando promovem o debate de ideias como: O reconhecimento e a valorização de uma identidade local própria; Entender as necessidades locais e o contributo do contrabando para a sobrevivência das populações; A importância de uma rede de contatos e relações familiares na ligação entre margens; Abertura de fronteira versus despovoamento crescente; Valorização das memórias e do património do contrabando na perspetiva da promoção turística do território.

No decorrer do evento será possível assistir à Curta-metragem “Eu aprendi essas manhosices…”, 2º episódio da série “Histórias do Contrabando”, por Paulo Vinhas Moreira. Terminando com uma mesa redonda que coloca em confronto direto os atores de um lado e de outro desta atividade raiana.

Nos dias 29, 30 e 31 de março apresenta a todos os visitantes, um mercado de época, gastronomia local, desfiles etnográficos, teatro de rua, bandas de música de rua, oficinas de artesanato e muita mais animação, tendo como grande atrativo a Ponte Pedonal Transfronteiriça Alcoutim Sanlúcar de Guadiana, disponibilizando a experiência pioneira de caminhar sobre o Rio Guadiana e transpor a fronteira de forma original e única, um sonho antigo das duas vilas.

 

Leia também:

Ofertas de emprego da semana 

Pescadores e GNR salvam homem em risco de afogamento

Suspeito de homicídio entrega-se à PJ

(Visited 61 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub