Cultura

O nascimento e afirmação de Loulé no contexto do al-Andalus e do Magrebe

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

No próximo sábado, 19 de outubro, pelas 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé, tem lugar mais uma sessão de “O Documento que se segue”. Este mês o orador será Fernando Branco Correia que irá falar sobre “O nascimento e afirmação de Loulé no contexto do al-Andalus e do Magrebe”.

O orador vai lembrar que Loulé é das poucas cuja origem como núcleo urbano assenta nos séculos de existência do al-Andalus, ou seja, durante os séculos em que parte da Península Ibérica teve uma sociedade de matriz árabe-islâmica. Há referências a al-ʿUlyà – identificada como Loulé – nos séculos XII-XIII, em autores como Ibn Saʿīd al-Maghribī e ʿAbd al-Wāḥid al-Marrākushī. Mas há testemunhos de dinamismo em fases anteriores como, por exemplo, no Cerro da Vila (Vilamoura) e conhecem-se místicos da região com relevo no contexto peninsular.

Fernando Branco Correia é Doutorado com dissertação sobre “Fortificações no Ocidente do al-Andalus”. Foi comissário científico da exposição Yabura – Évora islâmica (2015). Recebeu o Prémio Pedro Cunha Serra, em 2014.

Tem lecionado, na Universidade de Évora, História do Mundo Islâmico, História de al-Andalus, Introdução à Língua e Caligrafia Árabe, História da Arte e Cultura Islâmica e Introdução à Arquitetura do Mundo Islâmico (Departamento de Arquitetura, em colaboração). É membro do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades.

Esta sessão é de entrada livre.

 

LEIA TAMBÉM:

Vai ser mais barato estacionar em Portimão

Veja onde está a PSP com o radar

Duas ofertas de emprego público

(Visited 72 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE