Política

Veja quem anda a pedir votos aos portimonenses

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

Os eleitores de Portimão vão, no domingo, pela primeira vez, eleger não 7 mas 9 elementos para a Câmara Municipal. Isso decorre do facto do concelho ter ultrapassado mais de 50 mil pessoas (exatamente 50.003) recenseadas, o que também faz aumentar o número de eleitos para a Assembleia Municipal, que passa para 27.

Para a Assembleia de Freguesia de Portimão, os eleitores vão escolher 21 candidatos, para a de Alvor 13 e para a da Mexilhoeira Grande 9.

Portanto, no total, neste ato eleitoral está em jogo a escolha de um total de 79 representantes políticos.

A esses lugares concorrem sete partidos e coligações.

O PS volta a ter Isilda Gomes como candidata à presidência da Câmara. O seu nº2 é Álvaro Bila (até agora presidente da Junta de Portimão) e em 3º lugar aparece o atual vice-presidente, Filipe Vital. Para liderar os outros órgãos autárquicos, os socialistas apresentam Isabel Guerreiro (Assembleia Municipal), Maria da Luz Santana (Assembleia de Freguesia de Portimão), Ivo Carvalho (Alvor) e José Vitorino (Mexilhoeira Grande). Confira aqui o essencial das propostas do PS.

Nestas eleições, o PSD juntou-se ao PPM e ao MPT e formou a coligação Um Novo Portimão que tem Rui André (que atualmente lidera a Câmara de Monchique) como candidato ao principal órgão executivo de Portimão. A seu lado vão estar Ana Fazenda (antiga vereadora socialista) e Ricardo Oliveira. O candidato à presidência da Assembleia Municipal é Carlos Gouveia Martins e para as freguesias avançam Ricardo Silva (Portimão), Hugo Teixeira (Alvor) e Carmen Esteves (Mexilhoeira Grande). O resumo do programa eleitoral desta coligação está disponível aqui.

O Bloco de Esquerda volta a ter João Vasconcelos (atual vereador e deputado na Assembleia da República) como candidato à presidência da Câmara. Nos lugares imediatos da lista aparecem Inês Gonçalves e Paulo Oliveira, enquanto Pedro Mota é o candidato à presidência da Assembleia Municipal. Pra as freguesias avançam Miguel Madeira (Portimão), Bruno Lourinho (Alvor) e Joana Ventura (Mexilhoeira Grande). Veja quais são as grandes bandeiras eleitorais deste partido, aqui.

O CDS vai a votos integrado na coligação Portimão Mais Feliz (que também inclui o Nós Cidadãos e o Aliança) e aposta em Luís Carito, que já foi vice-presidente da Câmara pelo PS. Como nº2 surge Mónica Tomaz e no terceiro lugar da lista, João Machado. Para os outros órgãos autárquicos os cabeças-de-lista são: Ângela Venância (Assembleia Municipal), José Pedro Caçorino (Assembleia de Freguesia de Portimão), César Barata (Alvor) e Ricardo Coelho (Mexilhoeira Grande). Veja quais são os temas principais do programa desta coligação, aqui.

A CDU tem Nuno Cordas como nº1 da lista para a Câmara. Na segunda posição surge Joaquim Mealha e na terceira Ana Martins. Para a Assembleia Municipal a CDU aposta em Maria de Lurdes Melo e para as freguesias em Ana Paula Duarte (Portimão), André Santos (Alvor) e Alexandre Silva (Mexilhoeira Grande). Saiba o essencial dos projetos desta coligação, aqui.

O CHEGA concorre a estas eleições apostando em Pedro Xavier, que já foi vereador eleito pelo PSD, aliando-se, posteriormente, ao PS. Rosária Bailadeiro e Luís Oliveira são, respetivamente, os nos. 2 e 3 da lista para a Câmara. A liderar a equipa que concorre à Assembleia Municipal surge Mário Espinha e as escolhas para as assembleias de freguesia recaíram em  Jorge Vieira (Portimão), Paulo Simões (Alvor) e Marco Marreiros (Mexilhoeira Grande. Saiba mais sobre os projetos desta candidatura aqui.

O PAN estreia-se em eleições autárquicas no concelho apostando em Ricardo Cândido como candidato à presidência da Câmara e também da Assembleia de Freguesia de Portimão. A seu lado conta com Daniela Duarte (que acumula o 2º lugar na lista da Câmara com as funções de candidata à presidência da Assembleia Municipal) e César Valente. Este partido não concorre às assembleias de freguesia de Alvor e Mexilhoeira Grande. Saiba mais sobre o seu programa, aqui.

LEIA TAMBÉM:

As principais propostas de Rui André para Portimão

Os principais projetos de Luís Carito para Portimão

As principais propostas do Bloco para Portimão

(Visited 394 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub

EVENTOS NO ALGARVE