Veja como vai ser comemorado o 25 de Abril em Portimão

Pela primeira vez desde que se comemora a Revolução dos Cravos, as cerimónias oficiais que em Portimão evocam o 25 de Abril de 1974 terão lugar no edifício da antiga Lota, alvo de uma profunda requalificação por parte da câmara local.

O dia começa com a tradicional cerimónia do hastear da bandeira, marcada para as 9h00 na Praça 1º de Maio, em frente aos Paços do Concelho de Portimão, a que se segue interpretação do hino nacional pela Banda da Sociedade Filarmónica Portimonense e Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão.

Meia hora depois será inaugurado na Rua Teófilo Braga o mural de pintura com a imagem oficial das comemorações do 25 de Abril deste ano em Portimão, criado pela ilustradora portimonense Jéssica Martins (https://jekabakermartins.myportfolio.com).

Está marcada para as 10h30 a inauguração oficial do renovado edifício da antiga Lota, que durante todo o dia poderá ser visitada pelo público para visita, realizando-se a partir das 10h00 a sessão solene das comemorações do 48º aniversário da Revolução dos Cravos, na qual intervirão os representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal, assim como a presidente deste órgão autárquico, Isabel Guerreiro, encerrando o ato a presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes

Os pontos altos desta cerimónia serão intercalados por momentos culturais protagonizados por alunos dos agrupamentos de escolas da Bemposta, Eng.º Nuno Mergulhão, Júdice Fialho, Manuel Teixeira Gomes e Poeta António Aleixo. 

O mesmo edifício receberá a partir das 14h00 a assinatura dos contratos-programa relativos a 2022 com o movimento associativo local, no valor global de 1.258.450 euros, distribuídos por 105 entidades.

Na área das atividades culturais serão abrangidas 43 instituições, com 291.450 euros destinados a apoio ao funcionamento e 222.300 euros de apoio ao investimento, num total de 513.750 euros, enquanto as 34 entidades apoiadas na vertente do desporto e juventude receberão um total de 482.950 euros, dos quais 331.880 euros serão para funcionamento e 151.070 euros respeitantes a investimento.

Por fim, as 28 entidades que desenvolvem atividade no âmbito da habitação, desenvolvimento social e saúde contarão com 261.750,92 euros, distribuídos pelo funcionamento (102.453,95 euros) e pelo investimento (159.296,97 euros).

Ao longo da cerimónia, o Grupo de Animação da Sociedade Filarmónica Portimonense protagonizará diversos momentos musicais.

Espaço dinâmico e versátil

Depois de uma rica e complexa história, que começou em 1916 como a primeira Central Elétrica de Portimão, a antiga Lota foi ao longo do último ano alvo de uma intervenção de fundo, destinada a transformar este equipamento municipal num espaço dinâmico e versátil, preparado para acolher projetos culturais, festividades, comemorações e eventos ligados às tradições locais e regionais, através de um forte investimento camarário, na ordem dos 960 mil euros. 

Apesar de mantida a traça original do imóvel, foi substituída a cobertura e reforçadas as paredes de toda a estrutura, ficando o rés-de-chão dotado de ampla sala multifunções, enquanto as traseiras foram ampliadas com a construção de uma funcional cafetaria.

Em simultâneo, as redes de água, eletricidade e telecomunicações foram modernizadas, sendo criadas diversas salas de apoio no piso térreo e no 1º andar, bem como instalações sanitárias.

Comemorações arrancam a 23 de abril com mostra de Margarida Tengarrinha

As comemorações oficiais do 25 de Abril de 2022 começam logo às 17h00 do dia 23, com a inauguração da exposição de desenhos a tinta-da-china “Raízes”, criados por Margarida Tengarrinha, que ficará patente no Museu de Portimão até 26 de junho.

Em Portimão, terra onde nasceu, a pintora pretende voltar às origens das suas raízes, apresentando como proposta visual o tema das árvores num expressivo grafismo e intenso movimento de linhas e formas, onde ramos, troncos e raízes, se encontram, entrelaçam e entreajudam. 

Segundo a autora, “estas são raízes comunicantes, solidárias, defensoras dos mais fracos e débeis, lição importante de forte simbolismo para todos nós”, sendo a inauguração da mostra marcada pela doação ao Museu de Portimão de um quadro do ilustre artista algarvio Samora Barros, pintado em 1946, que representa Margarida Tengarrinha aos 18 anos, antes da sua entrada na Escola de Belas Artes de Lisboa. 

Outro dos momentos altos da programação vai ser o concerto comemorativo do 25 de Abril de 1974 que Janita Salomé protagonizará a partir das 21h30 do dia 24 na zona ribeirinha de Portimão, com entrada livre.

Natural da vila alentejana de Redondo, o músico foi em 1980 recrutado por Zeca Afonso para o acompanhar em palco e, desde então, nunca mais parou numa já longa carreira a solo, sendo reconhecido como um dos nomes indissociáveis às celebrações de Abril em concerto. 

Também fazem parte deste programa de comemorações o 7º Symposium Internacional de Escultura, que decorre entre 18 e 24 de abril no Centro de Acolhimento e Interpretação dos Monumentos Megalíticos de Alcalar, assim como os eventos que a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes preparou para celebrar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se assinala a 23 de abril.

Corrida da Liberdade em 16ª edição

Faz ainda parte da programação oficial do dia 25 a habitual Corrida da Liberdade, cuja 16ª edição arrancará às 10h00 junto ao coreto da zona ribeirinha de Portimão, reunindo esta prova de atletismo de estrada centenas de participantes de todas as idades, atletas federados ou simples amantes do desporto. 

Prova igualmente inserida no calendário regional da Associação de Atletismo do Algarve, as inscrições devem ser feitas até às 17h00 de 22 de abril, através das seguintes coordenadas: Associação de Atletismo do Algarve  – telefone 289 824 946 / email aaalgarve@mail.telepac.pt / site www.aaalgarve.org.  Mais informações podem ser solicitadas à Divisão de Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Portimão (telefone 282 470 813 840 / email desporto@cm-portimao.pt)

Comunidade escolar associa-se à programação

Referência especial para a colaboração da comunidade escolar, de que é exemplo o calendário do advento em contagem decrescente, a cargo de duas turmas do PIEF – Programa Integrado de Educação e Formação, do Agrupamento de Escolas da Bemposta, que entre 1 e 25 de abril permitem conhecer na Escola EB 2/3 D. João II, de Alvor, o seu projeto de construção de uma instalação onde são divulgados conceitos que contribuíram para a Revolução dos Cravos. 

Através de breves explicações, desvendadas em cada dia, os alunos e demais comunidade educativa são convidados a tomar contacto com os conceitos, imagens, vídeos e músicas a partir da leitura de um QR Code com hiperligação ilustrativa do conceito.

Por outro lado, de 20 a 29 de abril, e em articulação com o Museu de Portimão, a Escola EB 2/3 D. Martinho Castelo Branco apresenta a exposição “A Escola no Estado Novo”, preparada pelo Grupo de História do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo.

Em complemento a todos estes pontos altos, o movimento associativo local preparou um conjunto de festividades para assinalar os 48 anos de Abril e da Liberdade, podendo toda a programação sobre o 25 de Abril de 2022, promovida pelo Município de Portimão, ser consultada em www.vivaportimao.pt

LEIA TAMBÉM:

Comédia do Boa Esperança vai ‘virar’ filme

Os eventos que pode ver em Lagos

Presidente da Câmara de Lagoa reivindica mais uma Unidade de Saúde Familiar para o concelho

(Visited 1.038 times, 1 visits today)
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub