Lagos: golfinho morto descoberto na praia Dona Ana
Um golfinho morto foi encontrado na praia Dona Ana, em Lagos. O animal terá sido vítima de uma colisão.
A Rede de Arrojamentos do Algarve para cetáceos e tartarugas marinhas (RAAlg), que integra uma equipa técnica de biólogos do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e Universidade do Algarve, revela que deu resposta, no passado dia 13 de janeiro, “ao arrojamento de um golfinho-comum (Delphinus delphis) detetado no dia anterior”, naquela conhecida praia de Lagos.
“Após análise do cadáver, um macho adulto, foi determinado que o animal foi vítima de uma provável colisão, uma vez que apresentava uma fratura exposta na barbatana peitoral esquerda, coincidente com uma lesão interna da zona afetada (lesões a nível do esqueleto e hemorragias internas)”, refere a RAAlg.
Além disso,”a necrópsia revelou indícios de uma morte traumática e inesperada, tais como vestígios de alimento regurgitado no esófago e conteúdo estomacal presente”.
A RAAlg agradece à Proteção Civil de Lagos a “pronta ajuda na remoção e encaminhamento do animal para o aterro e também ao pessoal do Aterro Sanitário do Porto de Lagos, em Portimão, por nos permitirem a utilização das instalações sempre que necessário”.

À descoberta dos segredos da vila mais alta do Algarve
Assista aqui a todos os nossos vídeos














