Quatro barragens quase cheias. Dados atualizados de todas as albufeiras do Algarve (com VÍDEO)
Apesar da pausa na chuva durante os últimos dias de março, os barrancos e ribeiras do Algarve continuaram a transportar água das serras para as barragens, fazendo com que atualmente quatro das seis albufeiras da região estejam quase cheias.
As do Sotavento já chegaram mesmo a abrir as comportas, por estarem a atingir o limite máximo de armazenamento, enquanto a do Funcho, no Barlavento, efetuou descargas para a do Arade.
Segundo os dados do último boletim semanal de albufeiras da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no período de 24 a 31 de março, o volume de armazenamento de água subiu 3% no Funcho e Odelouca e 2% na Bravura e Beliche.
As outras duas barragens da região não registaram praticamente oscilações.
Assim, esta segunda-feira, dia 31 de março, a barragem algarvia de Odeleite estava praticamente na cota máxima, atingindo 98% da sua capacidade total.
Leia também: “A Barragem da Bravura não está rota”, garante associação de regantes
Quase cheia está também a albufeira vizinha de Beliche, que no final de março alcançou 94% da sua capacidade.
No Barlavento, destaque para a barragem de Odelouca, a maior do Algarve, cujo volume de água não tem parado de aumentar. A 31 de março estava a 86% do seu volume total de armazenamento.
Notável aumento de água tem registado igualmente a albufeira do Funcho, que atingiu 85% da sua capacidade.
Entretanto, ainda longe da cota máxima continuam as barragens do Arade e da Bravura.
Esta segunda-feira, 31 de março, o Arade estava a 59% e a Bravura a 57%.
A previsão aponta para chuva nos primeiros dias de abril, pelo que é expectável que os níveis de armazenamento das barragens algarvias continuem a aumentar, afastando de vez o fantasma da seca.
Assista ao vídeo aqui:
Leia também:
