Cuidado com as burlas. Alvos são pessoas cujos animais desapareceram
A Ordem dos Médicos Veterinários diz ter recebido um alerta da parte da Câmara de Albufeira para burlas que visam pessoas cujos animais desapareceram.
Segundo comunicado daquela entidade, “os burlões enviam mensagens em nome do Centro de Recolha Oficial de Albufeira a pessoas que têm os seus animais desaparecidos e que publicitaram esse desaparecimento nas redes sociais“.
No documento acrescenta-se que “os burlões contactam os visados, alegadamente em nome do Médico Veterinário do Centro de Recolha Oficial de Albufeira, afirmando que os animais precisam de cirurgia, sendo-lhes solicitado que façam o pagamento, através de MBway ou multibanco com entidade e referência”.
Devem ser alertadas as autoridades
A Ordem dos Médicos Veterinários recomenda que “em qualquer contacto deste género, os contactados peçam a informação de onde o animal se encontra, fazendo a posterior verificação, contactando depois esses locais usando os contactos públicos das supostas entidades envolvidas, para verificação da veracidade dos factos. Os visados deverão também manter o registo de todas as comunicações e alertar as autoridades“.
Não há pedido de pagamento
Aquela Ordem adianta, ainda, que “como prática corrente, os médicos veterinários asseguram os cuidados de suporte de vida dos animais (dever plasmado no Código Deontológico da Ordem dos Médicos Veterinários), realizando o contacto e pedido de presença do detentor do animal no respetivo Centro Veterinário, para a posterior definição de tratamento, apresentação de estimativa de custos e decisão final pelo detentor do animal, não havendo pedido de pagamento pelo telefone ou troca de mensagens sem o estabelecimento formal da relação médico veterinário – utente“.
Situação também ocorrida em Faro
Não é a primeira vez que este tipo de burlas é detetado no Algarve. Em abril passado também a Câmara de Faro tinha lançado o alerta para ele.
Na altura, a autarquia teve conhecimento que os “detentores de um animal desaparecido, que tinham divulgado o desaparecimento em redes sociais, receberam chamada telefónica de alguém que, intitulando-se médico veterinário, informa que o animal deu entrada no Centro de Recolha Oficial de Animais de Faro (CROAF) e solicita o pagamento de uma verba para cuidados médico-veterinários e para recolha do mesmo”.
Leia também: Estão a começar as obras para instalação de um posto de combustíveis no novo retail park de Portimão