Exigida construção de variante e via que reforce ligação entre Algarve e Alentejo
A Câmara Municipal de Aljezur exige a retoma da construção do IC4, entre o Barlavento algarvio e o Alentejo, e da Variante de Aljezur.
“Conhecedores da grave situação ocorrida na EN120 na Freguesia de Odeceixe [corte da estrada devido ao risco de derrocada, situação que se arrasta desde março] e as fragilidades e degradação em vários pontos ao longo da mesma, leva-nos a concluir que outros incidentes irão acontecer mais cedo ou mais tarde”, refere a autarquia.
E acrescenta que “deve ser de imediato colocado como prioridade de investimento no Plano Nacional da Rede Viária a construção de um novo traçado IC4, em alguns troços, assim como a beneficiação da EN120”, incluindo “a Variante de Aljezur”.
Segundo a câmara, “é imperioso a construção de uma via que reforce a ligação Alentejo /Algarve e vice-versa”.
Na moção aprovada pela executivo municipal aljezurense é referido que foi solicitada, em conjunto com municípios vizinhos, uma audiência ao ministro das Infraestruturas, com carácter de urgência, para “discutir tão importante assunto”, mas “até à data não foi agendada reunião”.
A Câmara Municipal de Aljezur diz que “não se conforma e exige que esta matéria seja atendida e assumida como uma prioridade para um futuro mais próximo”.
Entre outras medidas, vai ser solicitada uma reunião ao primeiro-ministro, “com urgência”