Sociedade

Obras durante sete meses em praias de Portimão

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

Já estão em curso as obras de reforço do areal entre as praias do Vau e Três Castelos, em Portimão, com areia proveniente da Praia da Rocha. Os trabalhos têm um prazo de execução de sete meses.

Segundo revela a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a designada empreitada de migração sedimentar arrancou esta segunda-feira, dia 3 de novembro.

Esta intervenção visa “a prevenção e gestão do risco”, bem como “a proteção de pessoas e bens”, refere a APA.

Está prevista, tal o Algarve Marafado já noticiou, a alimentação artificial de um troço com uma frente de mar de 1350 metros, o que permitirá aumentar o areal de quatro praias do concelho – Três Castelos, Amado, Careanos e Vau. 

A APA destaca que serão usadas “areias acumuladas na Praia da Rocha ao longo das últimas décadas, promovendo a migração sedimentar desde o final do circuito (zona de acumulação da Praia da Rocha) para o seu local original, onde a erosão das arribas potencia maior risco para os utentes das praias”.

A obra está inscrita no Programa Ação Climática e Sustentabilidade (PACS) e envolve um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros.

Os trabalhos implicam “a presença de maquinaria pesada em manobra e a instalação de uma linha de tubagem e de repulsão de sedimentos na zona entre Careanos e Três Castelos”, pelo que “estão a ser implementadas restrições de segurança durante todo o período da obra”.

Essas medidas envolvem a “interdição do acesso às praias dos Careanos, Amado e Três Castelos, por fases, no decorrer da obra” e “condicionamento do acesso ao areal e ao mar na Praia da Rocha”.

Face a estes constrangimentos, a APA apela “à compreensão de toda a população, utentes e
comerciantes para que, durante a duração da obra e por uma questão de segurança de todos, não utilizem as praias referidas e respeitem a sinalização existente no local e as indicações das autoridades”.

Vídeos em destaque:

EVENTOS NO ALGARVE