Proposta de abolição das portagens na Via do Infante será a primeira iniciativa do eleito do Bloco

Assim que abram as portas do Parlamento, João Vasconcelos, que voltou a ser eleito deputado do Bloco de Esquerda pelo Algarve, garante que vai voltar a apresentar a proposta de abolição das portagens na Via do Infante.

Leia todas as mini entrevistas aqui

Que balanço faz dos resultados eleitorais, em especial, no Algarve?

Há que assinalar, desde logo, a grande abstenção que se registou, o que não abona nada a favor da democracia. Uma segunda nota é que houve uma derrota estrondosa da direita, especialmente do CDS, que ficou reduzido a uma expressão ínfima, tendo até perdido o deputado que tinha e, em sentido contrário, um aumento de votação do PS e do PAN.

O Bloco de Esquerda confirmou-se como terceira força política e, apesar de perder alguns votos, manteve um deputado pelo Algarve. Tínhamos a remota esperança de que poderíamos chegar aos dois, mas sabíamos que isso seria muito difícil, era necessário que tivéssemos uma votação muito substancial.

Agora vamos continuar a levantar no Parlamento muitas das questões de interesse para a região que ficaram bloqueadas, ao nível de mobilidade, da ferrovia, das portagens, dos serviços públicos de saúde…

Simbolicamente, qual será a primeira que vai levar ao Parlamento?

A primeira iniciativa será apresentar uma proposta de abolição das portagens na Via do Infante, tal como tenho feito sempre no início de cada sessão legislativa. Será a quinta proposta que vou apresentar.

António Costa já disse que quer voltar a entender-se com os partidos de esquerda. Qual acha que deve ser a posição do Bloco: voltar a assumir um acordo para toda a legislatura ou ir apoiando uma a uma as medidas do Governo e os orçamentos?

Não posso adiantar grande coisa sobre isso. Esta é uma altura para conversar, discutir medidas concretas e depois os órgãos nacionais do Bloco irão reunir, decidir e anunciar a decisão do partido.

 

LEIA TAMBÉM:

Cristóvão Norte não se mete na guerra interna do PSD: “Eles que tratem lá dessas coisas”

Sabe quantos votos foram precisos para eleger cada deputado?

Quem ganhou e quem perdeu as eleições no Algarve

 

(Visited 318 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
ViladoBispo_Banner_Fev