Regional

Proteção reforçada a monumento nacional em Aljezur

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub
pub

O Governo fixou a zona especial de proteção do Ribat da Arrifana, na Ponta da Atalaia, Vale da Telha, no concelho de Aljezur, classificado como monumento nacional.

“O complexo arquitetónico do Ribat da Arrifana, fundado em cerca de 1130 pelo mestre sufi Ibn Qasi, suposto aliado de Dom Afonso Henriques, constitui o mais notável conjunto religioso islâmico do ocidente da Península Ibérica, com antecedentes nas pequenas mesquitas dos desertos do Levante”, refere a portaria publicada em Diário da República.

Entre outras restrições, ficou estabelecido que “quaisquer obras intrusivas no subsolo, ou que alterem a topografia ou o coberto vegetal atual, são obrigatoriamente precedidas de batida sistemática do terreno, seguida de sondagens arqueológicas de diagnóstico, por meios manuais, sob a direção de arqueólogo credenciado pela tutela do património cultural, procurando, através de amostragem adequada, avaliar o potencial arqueológico e estratigráfico, e definir ulteriores medidas de minimização do impacte das obras”.

Além disso, “apenas devem ser autorizadas construções com carácter de permanência que tenham em vista melhorar as condições de fruição e conservação do bem classificado”.

Artigo relacionado: Emprego público: as vagas disponíveis no Algarve

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Radares algarvios: Saiba onde estão e evite multas

(Visited 79 times, 1 visits today)
pub
pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE