Sociedade

Costa Vicentina: fiscalização com uso de drone apanha mariscadores com excesso de capturas

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub
pub

Vinte e oito mariscadores profissionais e pescadores lúdicos fiscalizados e sete autos de  notícia de contraordenação levantados por excesso de captura.

Este foi o resultado de duas operações de fiscalização realizadas no Parque Natural  do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV), nos dias 8 e 9 de abril. Estiveram envolvidos nestas ações 48 elementos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), da GNR e da Polícia Marítima, tendo sido usado um drone.

O ICNF revela que foram apreendidos 49,7 quilos de crustáceos, dos quais 28,7 kg de perceves, tendo os mesmo sido entregues  a uma instituição de solidariedade social. As autoridades apreenderam ainda 21 quilos de ouriços do mar, que se encontravam vivos e foram devolvidos ao seu habitat. 

Estas ações de fiscalização foram efetuadas pela Divisão de Vigilância Preventiva e Fiscalização da Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas  do Algarve, pela GNR-UCC Destacamento do Controlo Costeiro de Sines e pela Polícia Marítima do Porto de Sines, com o objetivo “de minimizar os problemas afetos à  apanha de moluscos em toda a orla costeira do parque”. 

Na sequência destas ações de fiscalização, o ICNF alerta para “a importância do respeito da legislação em  matéria de pesca lúdica e apanha de animais marinhos, sendo que a quantidade máxima de apanha perceves é de 2 kg por licença lúdica e de 15 kg para cada licença profissional”. O perceve tem de ter um tamanho mínimo  de apanha (20mm).  

São apenas emitidas 80 licenças profissionais para toda a costa do PNSACV. 

Em relação aos que não são profissionais, o ICNF realça que “é proibido expor para venda, colocar à venda ou vender espécimes marinhos,  animais ou vegetais, ou suas partes capturadas na pesca lúdica”. Esta entidade salienta que o cumprimento das regras é fundamental para garantir “uma  sustentabilidade dos recursos marinhos e a sua continuidade para as gerações vindouras”.

LEIA TAMBÉM:
Agenda completa dos eventos que animam o Algarve em abril

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Insólito: barcos não param de encalhar em praia algarvia. Já são quatro

Assista aqui a todos os nossos vídeos

(Visited 66 times, 1 visits today)
pub
ViladoBispo_Banner_Fev
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE