Homens detidos com armamento de guerra em praia do Algarve
A GNR desenvolveu ontem, dia 24 de setembro, uma operação de vigilância e controlo costeiro que levou à detenção de sete homens, com idades entre os 19 e os 48 anos, e à apreensão de armamento de calibre de guerra e de três viaturas, junto à Praia do Amado, no concelho de Aljezur.
Esta operação da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) teve início de madrugada, quando “os meios de vigilância noturna da UCCF detetaram uma embarcação de alta velocidade a deslocar-se lentamente em direção à linha de costa, em circunstâncias fortemente indiciadoras de atividade ilícita”, explica a Guarda.
Em simultâneo, foram “identificados três veículos suspeitos a dirigir-se para a zona de areal, presumivelmente destinadas a proceder ao desembarque de carga ou de pessoas”.
A GNR acrescenta que, “face à atividade suspeita, e após se observar indícios de transbordo em curso”, foram de imediato mobilizados “os meios operacionais necessários para neutralizar a ocorrência e proceder à interceção dos suspeitos”.
Além da detenção de sete homens, os militares apreenderam quatro armas de fogo de calibre de guerra, designadamente uma espingarda automática AK-47, uma espingarda automática M4, uma espingarda automática CETME-L e uma espingarda automática adaptada dos modelos AR-15/M4.
Foi feita ainda a apreensão de dois carregadores, com um total de 48 munições para a espingarda automática AK-47, dois carregadores, com um total de 58 munições para a espingarda automática M4, e três veículos.
A ação contou com o empenhamento de militares da UCCF e com o reforço de uma equipa do Destacamento de Intervenção (DI) de Faro.
Os factos foram comunicados à Polícia Judiciária e ao Tribunal Judicial de Lagos.
Os detidos serão presentes a tribunal para aplicação das medidas de coação.
Leia também: Esta loja acaba de encerrar portas em Portimão. Saiba porquê
Vídeos em destaque:
