Sociedade

Veja quantos fogos postos já foram registados este ano pela GNR

Partilhe a notícia
pub
pub
pub
pub

A GNR registou, até ao dia 14 de setembro, um total de 7 280 incêndios florestais no País, tendo cerca de um quarto deles sido provocados por incendiários.

Segundo a Guarda, das ignições registadas, 26,0% tiveram causas indeterminadas por ausência de elementos (1410 casos) e 26,0% resultaram de incendiarismo (1407 casos).

A GNR revela ainda, em comunicado, que 24,6% foram causadas pelo uso do fogo (1330 casos resultantes de queimas de lixo, queimas e queimadas, lançamento de foguetes, fogueiras, fumar, entre outros), 13,6% tiveram origem acidental (736 casos resultantes de utilização de maquinaria e/ou equipamentos, entre outros) e 8,0% ocorreram por reacendimento (435 casos).

Em relação aos restantes, 1,2% tiveram origem por causas naturais (64 casos que resultaram da queda de raios, entre outros) e 0,6% em causas estruturais (31 casos resultantes de atividades de caça e vida selvagem, uso do solo, entre outros).

No que respeita à vigilância e deteção de incêndios, a GNR elaborou 2 671 autos de contraordenação (dados provisórios), dos quais 2 239 por falta de gestão de combustível, 398 por uso indevido do fogo e 34 por condicionamento de acessos.

Foram efetuadas 52 detenções em flagrante delito pelo crime de incêndio florestal. Foram ainda identificados 651 suspeitos, pela prática deste crime.

A GNR tem vindo a reforçar as ações de prevenção e combate aos incêndios face ao agravamento do risco de incêndio.

Vídeo em destaque:

pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE