Antiga fábrica da Faceal pode ser convertida em escola profissional
A Câmara Municipal de Albufeira decidiu, por unanimidade, adquirir o espólio dos bens imóveis que constituem a massa falida da Faceal – Fábrica de Cerâmica do Algarve. É o culminar de um processo antigo e a consequência da decisão que havia sido dada à autarquia pela Assembleia Municipal, na sessão realizada em 28 de Julho, no decorrer da qual, também por unanimidade, a compra havia sido autorizada.
Trata-se de uma aquisição que vai custar à autarquia cerca de 2 milhões de euros. Ainda assim, foi referido na sessão da Assembleia em causa tratar-se de um bom negócio, uma vez que representa uma diminuição na ordem de 1,5 milhão em relação ao que tinha sido pedido.
Na altura, o presidente da Câmara, Carlos Silva e Sousa, informou os deputados municipais que há ideias para aproveitamento do património em causa.
Uma delas “tem a ver com uma escola, de carácter profissional, que tem alguma ligação à escola marítima de Paços de Arcos, em que se pretende criar algo que não só vem diversificar a questão de educação no Algarve, como irá atrair jovens do Algarve, do país e até de fora do país.”
O autarca acrescentou que a Universidade do Algarve já manifestou algum interesse em associar-se ao projecto, que “será uma mais-valia para Paderne e para o concelho.”
Leia também:
Apoios financeiros para grupos de teatro
Subscreva a nossa Newsletter