Economia

Afinal, a quanto é vendido o peixe na lota?

Partilhe a notícia
pub
pub
pub

No conjunto de todas as espécies e de todas as lotas do Algarve, no ano passado o peixe foi vendido ao preço médio de 3,60 euros por quilo, segundo dados (provisórios) da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

Mas vamos lá ver o preço praticado nas lotas do Algarve relativamente a algumas das espécies de peixe mais populares na região. Começando pela sardinha capturada pelos barcos do cerco, esta foi vendida nas lotas algarvias, em média, a 1,52 euros/kg, a cavala a 0,60 euros/kg, o carapau a 1,84 euros/kg e o atum e similares a 2,53 euros/kg.

No que diz respeito ao polvo desembarcado pelas embarcações da pesca polivalente, o valor médio nas lotas algarvias foi de 8,15 euros/kg, enquanto o choco cifrou-se em 6,57 euros/kg e a amêijoa em 2,99 euros/kg.

Em relação ao arrasto, a gamba atingiu, em média, os 11,67 euros/quilo no Algarve, o camarão 28,91 euros/kg e o lagostim 27,30 euros/kg.

Tal como o Algarve Marafado já noticiou (ver aqui), no ano passado foram capturadas 18 491,7 toneladas de peixe na região algarvia.

O preço (3,60 euros por quilo) obtido no conjunto das lotas algarvias ficou bem acima do valor médio do continente português, que foi de 2,27 euros.

Leia também: Passadiço radical em serra algarvia (com VÍDEO)

……………….
VÍDEO EM DESTAQUE

Passadiço radical em serra algarvia

Assista aqui a todos os nossos vídeos

pub
pub
pub

EVENTOS NO ALGARVE