Política

Saiba quanto vai ganhar quem for eleito para as câmaras de Loulé e Faro

Partilhe a notícia
pub

Faro e Loulé são, juntamente com Portimão, os únicos concelhos algarvios que contam com mais de 40 mil potenciais votantes.

Nas recentes eleições Legislativas estavam inscritas nos cadernos eleitorais de Loulé 61.223 pessoas e nos de Faro 56.893.

Isso faz com que aqueles concelhos estejam no segundo escalão dos que mais pagam aos seus autarcas, logo a seguir a Lisboa e Porto.

Os líderes das autarquias de Faro e Loulé têm direito a um salário mensal bruto de 4.186 euros, equivalente a 50% do que aufere o Presidente da República. A este valor há a somar 1.255,8 euros de despesas de representação, o que significa um total de 5.441,8 euros.

E os vereadores?

Quanto aos vereadores a tempo inteiro, contam com um vencimento bruto de 3.348,8 (80% do ordenado do presidente de câmara) mais 669,76 euros de despesas de representação. O total é, portanto, de 4.017,76 euros.

Como se referiu, estas são remunerações bruta, pelo que sobre elas têm de ser feitos os respetivos descontos para apurar quanto estes autarcas levam para casa todos os meses.

Os vereadores que, eventualmente, exerçam o cargo a meio tempo recebem, mensalmente, 1.674,4 euros.

Presidente e vereadores têm, igualmente, direito a subsídio de refeição que é, atualmente, de 6 euros por cada dia de trabalho.

Aos que apenas vão às reuniões de câmara e não tenham qualquer outro tipo de responsabilidade (normalmente, os eleitos da oposição) são pagas senhas de presença de 83,72 euros por cada reunião.

Quanto à Assembleia Municipal, o presidente recebe uma senha de presença por sessão equivalente a 3% do ordenado do presidente de Câmara, o que equivale, atualmente, a 125,58 euros. Os secretários da Mesa recebem um pouco menos, 104,65 euros, e os restantes membros da Assembleia 83,72.

Artigo relacionado: Saiba quanto vai ganhar quem for eleito para a Câmara de Olhão

Vídeos em destaque:

pub

EVENTOS NO ALGARVE