Quantidade de peixe aumenta mas preço cai nas lotas do Algarve
Os pescadores algarvios capturaram mais peixe durante os primeiros meses deste ano, em comparação com igual período do ano passado, mas o preço médio sofreu uma quebra significativa, segundo o último boletim Datapescas, da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
Entre janeiro e junho do corrente ano, a quantidade de peixe desembarcada nos portos algarvios atingiu as 7 371 toneladas (dados provisórios) – mais 409 toneladas do que no ano anterior.
Os dados da DGRM indicam que o volume de pescado aumentou nos dois principais portos da região: Olhão (mais 11,1%) e Portimão (7,6%), bem como no de Vila Real de Santo António (mais 3,1%). Pelo contrário, houve uma quebra de 31,9% em Tavira (uma importante espécie transacionada aí é o polvo) e de 7,7% em Lagos.
No que diz respeito ao valor, a DGRM revela que o valor médio por quilo de peixe nas lotas algarvias caiu de 5,31 euros, no primeiro semestre do ano passado, para 4,26 euros, em relação ao período homólogo deste ano. Apesar disso, o Algarve foi a região do País com o preço mais elevado do peixe (no conjunto das lotas do continente, o preço médio por quilo não passou de 3,15 euros).
Os eventos que animam o Algarve em setembro
Nova atração algarvia… só para gente corajosa
LEIA TAMBÉM:
Os eventos que animam o Algarve em setembro
Mariza, Calema, Bárbara Tinoco e D.A.M.A atuam no Algarve
O Algarve tem nova atração… só para gente corajosa! (com VÍDEO)